Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (2024)

Olá, Condutor! Você sabia que há alguns meses, a Volkswagen anunciou que o Gol vai sair de linha?

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (1)

Você certamente já teve, pilotou ou andou em uma das inúmeras versões do modelo. Afinal, ele é um dos carros mais clássicos do Brasil.

A notícia é triste, mas como tributo, separamos as principais informações do Gol, sua história, principais gerações e os próximos passos da Volkswagen Brasil para substituir um dos seus carros mais icônicos. Ficou interessado? Acompanhe esse texto nostálgico e saiba tudo sobre o queridinho brasileiro!

Volkswagen Gol: o veículo mais vendido do Brasil

O Gol é um carro popular brasileiro que começou a ser produzido no país em 1983, e foi lançado para comercialização, no dia 8 de maio do mesmo ano. Inicialmente, foi o substituto do Fusca, outro carro da Volkswagen, que deixou de ser fabricado em 1996.

Segundo a própria Volkswagen, o Gol é o carro mais fabricado, comercializado, emplacado e exportado na história do Brasil.

Dados da marca mostram inclusive que, considerando os modelos de 1983 até os de 2023, foram vendidos mais de 4 milhões de unidades do carro no mercado brasileiro.

Vale ressaltar ainda, que o Gol foi o mais vendido do país por 27 anos consecutivos (de 1986 a 2013), além de ser a escolha perfeita para quem gosta de rebaixar carros.

Quando o Gol sai de linha?

Primeiro, para contextualizar o assunto, o anúncio da despedida do Gol foi anunciado em 2021, pelo presidente da Volkswagen América do Sul, Pablo Di Si, em uma coletiva de imprensa da marca.

A principal justificativa para o encerramento na produção do modelo é a decisão da Volkswagen de iniciar uma nova fase, na qual não faz sentido seguir com modelos antigos. Além do Gol, o Voyage e a Saveiro também abandonarão o portfólio da alemã, que investirá mais de R$7 bilhões no desenvolvimento de modelos substitutos.

Por que o Gol vai sair de linha?

Mas afinal, por que o Volkswagen Gol vai sair de linha? Conforme comentado, a montadora acredita que o modelo não faz mais sentido para a marca pensando, principalmente, no futuro do mercado e nas tendências para os próximos anos, além de mudanças legislativas no setor automotivo brasileiro.

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (3)

Quer saber exatamente quais são os motivos para o Gol se despedir dos brasileiros? Leia os tópicos logo abaixo:

1 – Queda nas vendas e emplacamentos

O primeiro fator, e provavelmente, o mais decisivo na hora de bater o martelo sobre o Gol sair de linha, foi o número de vendas e emplacamentos do modelo.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), mesmo sendo o veículo mais vendido na história do Brasil, desde 2014, o Gol não ocupa mais o primeiro lugar de veículo mais emplacado no país. Aliás, de 2014 em diante, o veículo perdeu força continuamente quando comparado aos veículos concorrentes. Confira o infográfico:

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (5)

2 – Projeto antigo

Mesmo sofrendo reestilizações e mudanças estruturais, o Gol ainda é um modelo de projeto antigo e consequentemente, não compete com os líderes de mercado da atualidade.

Mas por que a Volkswagen não faz mais uma grande atualização no carro? Simples, pois caso a montadora optasse por acrescentar todos os desejos dos brasileiros no Gol, o mesmo aumentaria drasticamente de preço. O que não faz sentido, porque o carro é historicamente popular e dificilmente os brasileiros pagariam um valor alto para ter “apenas um Gol”.

3 – Carro sem controle de estabilidade

Outro motivo muito importante que fez a Volkswagen decidir que o Gol sai de linha (assim como o Voyage e a Saveiro) foi uma atualização no Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que prevê novas exigências na fabricação de veículos no Brasil.

Segundo a Resolução Nº 641 de 14/12/2016 do CONTRAN, que tem por objetivo “aperfeiçoar e atualizar os requisitos de segurança para os veículos automotores nacionais e importados”, estabelece como obrigatória a instalação do Sistema de Controle de Estabilidade em todos os automóveis fabricados a partir de 2023.

Desse modo, caso a Volkswagen decidisse seguir a nova norma do órgão, ela precisaria mudar estruturalmente o Gol, deixando a sua fabricação muito mais cara do que é e tornando-o inviável para o mercado nacional.

4 – Brasileiro não quer carro compacto

O Gol, desde o início da sua produção, sempre foi projetado para ser um carro compacto. Principalmente porque seu projeto é popular e visa atender às grandes massas brasileiras. Porém, o comportamento do comprador de carros mudou nas últimas décadas.

Há alguns anos, o brasileiro tem preferido carros SUV – mesmo que compactos – como o Renault Kwid, por exemplo, que apesar de ser um hatch, sua estrutura lembra a de um SUV. Logo, por mais que o Gol possua um espaço na memória afetiva dos condutores, não é mais um veículo que desperta muito desejo.

5 – Gol já tem 40 anos no mercado

Ainda que o modelo seja importante para a história brasileira, é inegável que nos últimos anos, o carro não tem mais a mesma notoriedade, prova disso são as estatísticas citadas acima. Tornando um dos motivos que o Gol sai de linha.

Contudo, assim como o seu irmão mais velho, o Fusca, que foi fabricado por 30 anos no Brasil, é provável que a Volkswagen reserve o mesmo destino ao Gol. Afinal, deixar de fabricar o carro não apagará a sua história, mas sim possibilitará que ele não acumule mais fracassos nas vendas de mercado.

Confira mais curiosidades sobre o mundo veicular

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:

  • Carro Gurgel: por que a marca brasileira de veículos desapareceu?
  • Fiat Uno: o fim de uma era
  • Porshe 911: estúdio Pixar e Porsche criarão um modelo inspirado na Sally

Geração Gol: conheça todos os modelos

Em quase 40 anos de fabricação do Gol, a Volkswagen produziu oito diferentes gerações do carro. Cada um com as suas particularidades e especificações. Quer saber mais sobre a história do carro e conferir cada uma das versões? Confira abaixo:

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (8)

Gol geração 1

Conforme mencionado, a primeira geração do Gol nasceu em 1983, com um grande lançamento da Volkswagen, que prometia substituir o modelo mais emblemático da montadora: o Fusca.

A estratégia usada pela alemã foi trazer conceitos de inovação e tecnologia no Gol – que ainda não haviam sido exploradas no mercado de automóveis do Brasil. As maiores inspirações da versão original do carro foram os “primos mais velhos” da Volkswagen, o Polo e o Scirocco (modelo exclusivamente europeu).

Gol G1 de 1980 a 1996

Alcançando os seus objetivos, a Volkswagen conquistou o sucesso esperado com o Gol logo de cara. Assim que foi anunciado, as propagandas televisivas referiam-se ao modelo como “o carro com perfeita autonomia em todos os detalhes”, “o carro do futuro” e, principalmente, como “o carro dos novos tempos”.

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (9)
Motorização1.0 i, 1.6 e 1.8
CombustívelGasolina
Potência (cv)49
Torque (kgf.m)7 kgf.m
Velocidade Máxima (km/h)144 km/h
Tempo 0-100 (s)18 s
Consumo cidade (km/l)12,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)15,2 km/l (gasolina)

As apostas da concessionária deram certo e o sucessor do Fusca agradou o público. Principalmente porque as expectativas eram de que o veículo apresentasse qualidade e manutenção fácil como o “besouro”.

Com o passar dos anos, o carro foi apelidado de “Gol Quadrado” graças ao seu design da época. Além disso, o Gol G1 recebeu atualizações em 1984, 1987 e 1991, e foi fabricado até 1996 no Brasil.

Gol geração 2

Depois do sucesso do Gol no mercado nacional, a Volkswagen sentiu a necessidade de inovar e resolveu lançar a próxima geração do carro em 1995. Trazendo um design bem diferente da versão anterior – a primeira grande reestilização do modelo – o Gol passou a ter componentes muito mais arredondados. Por isso, foi carinhosamente apelidado de “Gol Bolinha”.

A nova geração do Gol contou com três versões principais: o G2, o G3 e o G4. Continue lendo e descubra mais sobre cada um deles e como se diferenciam do antigo “quadrado”.

Gol G2 de 1994 a 1999

A primeira versão do Gol Bolinha foi lançada em 1994 e ficou conhecida como tal, por ser muito diferente em comparação ao seu irmão mais velho. A mudança no design e na arquitetura do carro (11cm extras na distância entre eixos), permitiu que o Gol G2 tivesse muito mais espaço interno e uma cabine nova. Possibilitando assim, maior conforto e segurança para o motorista e passageiros.

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (11)
Motorização1.0
CombustívelGasolina e etanol
Potência (cv)61
Torque (kgf.m)9,7 / 4.500
Velocidade Máxima (km/h)150 km/h
Tempo 0-100 (s)16,3 s
Consumo cidade (km/l)13 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)17,2 km/l (gasolina)

O Gol G2 consolidou ainda mais popularidade do que a primeira geração do modelo. Dessa forma, se tornou um clássico brasileiro que ficou para a história. As principais versões do carro foram:

  • Volkswagen Gol G2 1000;
  • Gol G2 TSi;
  • Volkswagen Gol G2 GTI;
  • Gol G2 GTI 16V;
  • E as séries especiais: Gol Rolling Stones, Gol Atlanta e Gol Star.

A segunda linha do Gol foi fabricada e comercializada no Brasil até 1999, quando o seu sucessor, o G3, assumiu o posto e virou o foco da Volkswagen.

Gol G3 de 1999 a 2003

Diferentemente da atualização entre as versões anteriores, o Gol G3 não sofreu tantas mudanças quando comparado com o seu antecessor. As principais alterações sofridas foram feitas no design do modelo, excluindo reformas na estrutura. Logo, a nova versão foi considerada apenas uma pequena reestilização.

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (12)
Motorização1.0, 1.6, 1.8 e 2.0
CombustívelGasolina e álcool
Potência (cv)145
Torque (kgf.m)8,6 kgfm a 3.500 rpm
Velocidade Máxima (km/h)192 km/h
Tempo 0-100 (s)9,5 s
Consumo cidade (km/l)13,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)17,4 km/l (gasolina)

A principal mudança que aconteceu na terceira fase do Gol foi o lançamento das versões flex, que podem ser abastecidas com gasolina ou etanol. Algumas modelos do carro foram:

  • Volkswagen Gol G3 1.0 8V;
  • Gol G3 1.0 16V;
  • Volkswagen Gol G3 1.0 16V Turbo;
  • Gol G3 1.6 gasolina;
  • Volkswagen Gol G3 1.6 álcool;
  • Gol G3 1.8;
  • Volkswagen Gol G3 GTI 2.0 16V;
  • Gol G3 1.0 Fun;
  • Volkswagen Gol G3 1.0 Highway;
  • Gol G3 1.0 Sport;
  • Volkswagen Gol G3 Série Ouro.

O Gol G3 é considerado por muitos, a melhor geração do carro, isso porque, pela terceira vez consecutiva, a Volkswagen conseguiu inovar, acrescentar melhorias para o modelo, aumentar o seu desempenho e mantê-lo ainda mais atraente. Sem falar das várias possibilidades de motorização e pacote originais (Básico, Luxo, Conforto e Estilo) oferecidos pela montadora.

Gol G4 de 2005 a 2008

A quarta geração do carro mais vendido do Brasil chegou ao mercado nacional em 2005. A estilização do Gol 4 não era muito diferente do seu antecessor. Isso aconteceu por um simples motivo: a Volkswagen optou por focar em inovações tecnológicas e mecânicas para o modelo, e não em apresentar um carro com uma nova configuração. Afinal, o seu desempenho estava ótimo nos anos anteriores e a montadora não quis arriscar muito.

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (14)
Motorização1.0, 1.6, 1.8 e 2.0
CombustívelGasolina e álcool
Potência (cv)71
Torque (kgf.m)9,69 kgfm
Velocidade Máxima (km/h)153 km/h
Tempo 0-100 (s)10 s
Consumo cidade (km/l)9,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)16,9 km/l (gasolina)

Com o novo foco, a Volkswagen deixou o novo Gol mais personalizável. Por isso, na época, era possível que os compradores tivessem diversas opções de acessórios que eram vendidos à parte e originais de fábrica.

As principais vantagens competitivas oferecidas pelo Gol G4 quando comparado com os seus concorrentes eram:

  • Único carro de entrada no Brasil com três anos de garantia integral para motor e câmbio;
  • Possibilidade de diagnóstico eletrônico completo;
  • Velocidade máxima mais alta da categoria (entre os veículos 1.0);
  • Maior tanque de combustível da categoria.

Gol geração 3

Pela terceira vez na história do Gol, a Volkswagen fez uma grande mudança no design e na estrutura do carro, que deu origem à Geração 3 do Gol. Mesmo seguindo o formato arredondado, a reformulação no automóvel foi uma das maiores, desde a década de 80.

O “Novo Gol”, como foi chamado na época, chegou no mercado nacional em 2008 e carregava muito mais sofisticação e tecnologia. Basicamente, o carro nem parecia mais um carro de entrada.

Gol G5 de 2008 a 2012

Lançado em junho de 2008, o G5 foi a primeira versão da última geração do Gol. Isso porque, a Volkswagen buscou proporcionar ainda mais inovação ao modelo, para que ele continuasse sendo o queridinho do Brasil e caísse no gosto do povo, que buscava carros mais modernos.

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (16)
Motorização1.0 e 1.6
CombustívelGasolina e etanol
Potência (cv)101
Torque (kgf.m)15,4 / 2.500
Velocidade Máxima (km/h)190 km/h
Tempo 0-100 (s)10,7
Consumo cidade (km/l)14,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)18,6 km/l (gasolina)

A principal mudança no Gol G5 foi a adoção de uma nova plataforma na sua estrutura (a mesma usada nos modelos Fox e Polo da alemã), que por consequência, também possibilitou que o carro utilizasse o motor em posição transversal, encurtando a sua frente. Outra informação interessante sobre o Gol é que a sua quinta versão foi a última a alcançar sucesso de vendas do início ao fim.

Gol G6 – 2012 a 2016

A informação mais importante sobre o G6 é que ele foi a primeira versão do Gol com problemas nas vendas e superado por outros modelos concorrentes. Perdeu o posto consecutivo de carro mais vendido do país por 27 vezes seguidas (de 1986 a 2013). Será que foi então que a montadora começou a pensar no futuro: o Gol sai de linha?

Em 2014, o G6 foi superado no número de emplacamentos pelo Palio (modelo da Fiat que competia com Gol, mas nunca conseguiu muito êxito). De 2015 em diante, o líder de mercado tem sido o Onix (GM).

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (17)
Motorização1.0 e 1.6
CombustívelGasolina e etanol
Potência (cv)72
Torque (kgf.m)9,7 kgfm / 3.850 rpm
Velocidade Máxima (km/h)163 km/h
Tempo 0-100 (s)13,4s
Consumo cidade (km/l)14,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)12 km/l (gasolina)

Especificamente sobre a atualização em questão, o estilo exterior do Gol foi conservado. O foco da vez foi o interior do carro, o painel foi completamente remodelado e ganhou uma central multimídia, que na época era usada apenas nos modelos mais caros.

Gol G7 – 2016 a 2018

Tentando recuperar a popularidade dos seus modelos mais antigos, a Volkswagen investiu mais uma vez na integração de sistemas tecnológicos e lançou o G7, em 2016. Implementou na sétima versão do Gol, uma central de mídia mais responsiva e sensível ao toque, além de um sistema de áudio conectado que aceitava CD, rádios AM e FM, entrada auxiliar, bluetooth e cartão SD.

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (19)
Motorização1.0 e 1.6
CombustívelGasolina e etanol
Potência (cv)75
Torque (kgf.m)9,7 kgfm
Velocidade Máxima (km/h)
Tempo 0-100 (s)
Consumo cidade (km/l)
Consumo estrada (km/l)

As poucas novidades no G7 não foram o suficiente para fazer o Gol voltar ao gosto do público e consequentemente, o seu desempenho de vendas não foi um dos melhores do modelo. Contudo, é interessante lembrar que o carro contou com várias versões, algumas delas sendo:

  • Volkswagen Gol Trendline 1.0 duas portas;
  • Gol Trendline 1.0 quatro portas;
  • Volkswagen Gol Trendline 1.6;
  • Gol Comfortline 1.0;
  • Volkswagen Gol Comfortline 1.6;
  • Gol Comfortline 1.6 i-Motion;
  • Volkswagen Gol Highline 1.6;
  • Gol Highline 1.6 i-Motion;
  • Volkswagen Gol Track 1.0.

Gol G8 – 2018 a 2023

A última versão do Gol chegou ao mercado em agosto de 2018, e ficou conhecida como Gol G8. Assim como nas últimas atualizações do modelo, esse em questão, praticamente não sofreu alterações no design, quando comparado ao seu antecessor.

As principais diferenças foram a possibilidade de ter um câmbio automático – jamais visto num Gol antes – e a extinção do modelo de fabricação com duas portas, apenas versões com quatro foram vendidas.

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (20)
Motorização1.0 e 1.6
CombustívelÁlcool e gasolina
Potência (cv)82
Torque (kgf.m)10,4 kgfm
Velocidade Máxima (km/h)170
Tempo 0-100 (s)12,3s (Gasolina)
Consumo cidade (km/l)12,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada (km/l)14,5 km/l (gasolina)

O G8 é a última versão do Gol, isso porque, conforme mencionado, em 2021, a Volkswagen anunciou o fim da produção do carro nas fábricas brasileiras. Mas afinal, o Gol vai deixar de existir mesmo e nunca mais será fabricado? Bem, existem algumas especulações, leia mais abaixo e entenda quais são as possibilidades.

Gol sai de linha: qual é o futuro do carro?

A primeira coisa a lembrar é que não existem informações oficiais sobre o futuro do carro além da decisão de que a linha será descontinuada no Brasil, assim como acontece anualmente com outros veículos que também sairão do mercado.

Contudo, algumas pessoas questionam se o Gol sai de linha, de fato, ou se a montadora quer impactar os compradores.

Mas de forma geral, existem duas opções mais viáveis, que são:

  • A Volkswagen fará uma grande reformulação geral no Gol, onde o veículo será projetado do zero para se adequar às atuais necessidades do mercado, em mais uma nova geração Gol, com estrutura, estilo e design completamente diferentes;
  • Já a segunda possibilidade é que o Gol sairá de linha de vez e será substituído por um novo modelo – jamais visto no mercado nacional – que atenda melhor os desejos do brasileiro com relação às suas expectativas para um carro.

A verdade é que o Gol é um carro histórico e isso não deixa dúvidas. Líder de mercado por 27 vezes consecutivas, 40 anos de fabricação, mais de 4 milhões de unidades vendidas e centenas de prêmios acumulados. O carro definitivamente será lembrado pelas próximas décadas com muito carinho e respeito.

E por mais que não seja mais fabricado no Brasil, nada impede que o brasileiro mantenha um carinho enorme pelo automóvel, compre versões anteriores e continue usando-o no seu dia a dia, assim como muitos fazem com o Fusca até hoje.

Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (22)

Gol sai de linha após 40 anos de mercado: ainda é necessário pagar o IPVA?

O IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo que deve ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos terrestres cadastrados no Sistema Nacional de Trânsito (SENATRAN). Contudo, em alguns casos, é possível que o dono seja isento do pagamento.

Uma das condições que possibilitam o benefício é ter veículos antigos. A idade que prevê o direito à isenção de IPVA muda conforme o estado, mas na maioria dos casos, se você tiver um Gol ou qualquer outro carro com 20 anos ou mais de fabricação, já é possível se isentar do imposto.

Mas se você tiver um carro mais novo que isso e quer pagar o seu IPVA de forma facilitada, basta acessar o site do DOK Despachante e fazer a consulta de IPVA grátis. Com o nosso sistema é possível pagar os débitos veiculares em até 12x no cartão de crédito.

Conclusão

Fabricado desde 1983, o Gol – um dos carros mais marcantes da história brasileira – está presente nas estradas há praticamente 40 anos. O modelo caiu no gosto do povo diversas vezes, em diferentes versões e gerações, totalizando em oito. Mas você sabia que no próximo ano o Gol sai de linha?

Contudo, mesmo sendo amado e respeitado, a Volkswagen decidiu descontinuar o modelo em 2021, com a justificativa de que o carro não é mais vendido como antes, que os brasileiros buscam características que divergem da proposta do Gol e, principalmente, que não faz mais sentido trabalhar com um modelo tão antigo e nostálgico.

Até o momento, não se sabe ao certo sobre o futuro do Gol, mas é muito provável que o carro seja de fato extinto e substituído por outro modelo de lançamento futuro da montadora.

TAGS: volkswagen gol preço / volkswagen gol quadrado / gol geração 4 / gol geração 5 / gol geração 6 / gol geração 7 / gol geração 8 /volkswagen gol antigo

Gregory Packs

Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

  • 1 Volkswagen Gol: o veículo mais vendido do Brasil
  • 2 Quando o Gol sai de linha?
  • 3 Por que o Gol vai sair de linha?
  • 4 Confira mais curiosidades sobre o mundo veicular
  • 5 Geração Gol: conheça todos os modelos
  • 6 Gol sai de linha: qual é o futuro do carro?
  • 7 Gol sai de linha após 40 anos de mercado: ainda é necessário pagar o IPVA?
  • 8 Conclusão
Gol sai de linha: saiba por que a Volkswagen encerrará a produção do carro (2024)
Top Articles
Análisis FODA de Louis Vuitton y competidores
«Quiénes somos»: 15 descripciones inspiradoras de empresas
Ink Free News Kosciusko County
Osrs Tokkul Calculator
Audrey Boustani Age
Temu Beanies
iPad 10 vs. iPad Air Buyer's Guide: Is the $250 Difference Worth It?
New Stores Coming To Canton Ohio 2022
General Surgery Spreadsheet 2024
Rooms for rent in Pompano Beach, Broward County, FL
Thompson Center Thunderhawk Parts
Craigslist Tuscarawas Pets
Yovanis Pizzeria - View Menu & Order Online - 741 NY-211 East, Middletown, NY 10941 - Slice
Weather Radar Los Angeles Noaa
Chester Farmers Market vendor Daddy's a Hooker: Ed Lowery happy fiber artist for 65 years
Does Publix Pharmacy Accept Sunshine Health
Craigslist Tools Las Cruces Nm
Craigslist Furniture By Owner Dallas
Animal Eye Clinic Huntersville Nc
Craigslist Chester Sc
Rick Steves Forum
Craigslist Storage Containers
2010 Ford F-350 Super Duty XLT for sale - Wadena, MN - craigslist
The Front Porch Self Service
Spanish Letter Closings: formal, friendly, and informal - Wanderlust Spanish
Audarite
MovieHaX.Click
9294027542
Missoula Jail Releases
Lvc Final Exam Schedule
Owyhee County Extension Office
Rainbird Wiring Diagram
Antonio Brown Football Reference
Anmed My Chart Login
Body Rubs Austin Texas
Wisconsin Volleyball Team Leaked Pictures And Videos
9 best hotels in Atlanta to check out in 2023 - The Points Guy
Flixtor The Meg
Bfri Forum
Cvs Newr.me
Aces Login Palo Alto
4225 Eckersley Way Roseville Ca
Espn Expert Picks Week 2
Oriellys Bad Axe
Inter Miami Vs Fc Dallas Total Sportek
Lifetime Benefits Login
Best Drugstore Bronzers
Where To Find Mega Ring In Pokemon Radical Red
Select Costco Stores: Insta360 X3 5.7K 360° Action Camera Adventure Bundle $100 (In-Store Purchase Only)
The Eye Doctors North Topeka
Costco Gas Prices Sioux Falls
big island real estate - craigslist
Latest Posts
Article information

Author: Virgilio Hermann JD

Last Updated:

Views: 6631

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 84% of readers found this page helpful

Author information

Name: Virgilio Hermann JD

Birthday: 1997-12-21

Address: 6946 Schoen Cove, Sipesshire, MO 55944

Phone: +3763365785260

Job: Accounting Engineer

Hobby: Web surfing, Rafting, Dowsing, Stand-up comedy, Ghost hunting, Swimming, Amateur radio

Introduction: My name is Virgilio Hermann JD, I am a fine, gifted, beautiful, encouraging, kind, talented, zealous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.